Questão Platina
O Segundo Reinado enfrentou três guerras contra o Uruguai, Paraguai e Argentina (seus países vizinhos). O Brasil tinha interesses na região platina.
O Brasil tinha o objetivo de garantir a navegação pelo rio da Prata, impedir que vaqueiros uruguaios atravessassem e atacassem as fazendas gaúchas e impedir que a Argentina anexasse o Uruguai.
Isso levou o Brasil a participar da guerra contra Oribe e Rosas que foi um conflito envolvendo os países da bacia do rio Paraná, o presidente argentino Juan Manuel de Rosas uniu-se ao ministro da guerra do Uruguai Manuel Oribe. E contra Aguirre, que foi um conflito envolvendo Brasil e Uruguai, quando Aguirre governante do Uruguai e líder do Partido Blanco invadiram as terras gauchas para saquear gado e o Brasil atacou de volta.
O Paraguai também tinha interesses na região do rio da Prata. Queria aumentar seu território e obter uma saída para o Oceano Atlântico, o que fez com que o Brasil participasse do conflito com o Paraguai. Assim, a Argentina, Uruguai e Brasil criaram a tríplice aliança, que iriam guerrear contra o Paraguai juntos. Esse tratado foi assinado em maio de 1865, contra 25 forças paraguaias de Solano López.
Com a guerra, a população paraguaia diminuiu mais da metade e tiveram tudo destruído, principalmente a infraestrutura e economia, depois disso eles nunca conseguiram novamente ter um bom índice de desenvolvimento econômico e industrial. O Brasil saiu da guerra com uma dívida externa ainda maior, que o tornou mais dependente da Inglaterra.
A bacia do rio da Prata foi sempre intensamente disputada, devido a sua estratégica saída para o mar. Fato que afetava diretamente os interesses brasileiros na região, afinal sem essa bacia o estado do Mato Grosso ficaria exilado, sem nenhum acesso por água. Além disso, havia o temor de uma possível anexação do Uruguai por parte da Argentina e impedir que vaqueiros uruguaios atacassem fazendas Gaúchas. Com isso o Brasil se viu obrigado a intervir em