Universidade de Bras lia
Química inorgânica aplicada à farmácia
Aluno: Vítor Fernando da Silveira e Silva
Matricula: 15/0048084
Professor doutor: Anderson
Trabalho de QIAF – Cisplatina no combate as Neoplasias
Questão 1-
Levando em consideração o texto em estudo e as neoplasias, assinale a alternativa incorreta:
a) Pode-se afirmar que o câncer é um tipo de doença gerada pelo crescimento o populacional descontrolado das células anormais, sendo a doença que mais mata em países industrializados.
b) As três principais maneiras de tratar o câncer são: processo cirúrgico, radioterapia e uso regulado de medicamentos com potencial anti-inflamatório.
c) Um dos tipos de tratamentos utilizados contra as neoplasias é o quimioterápico. Entende-se que nesse processo podem ser utilizados compostos rogânicos (como taxol) ou complexos metálicos (como carboplatina).
d) Sabe-se que os complexos metálicos contendo platina, possuem propriedades antitumorais, destacando entre eles a trans-platina e cis-platina.
e) Tem-se como marco dos estudos de complexos metálicos para uso quimioterápico a descoberta das propriedades da cis-diamonocloroplatina(II), cis[Pt(NH3)2Cl2].
R: b)
Questão 2-
Ainda com base no texto, e levando em consideração a forma de agir da cisplatina, assinale a alternativa incorreta:
a) A interação entre a cisplatina e a molécula de DNA promoverá uma alteração na estrutura da molécula e consequentemente alterará a sua função. Devido a esta alteração, torna-se eficaz o uso do fármaco para o combate às neoplasias.
b) Sabe-se que as ligações intrafitas ocorrem entre a cisplatina e uma base nitrogenada púrica, sendo esta adenina. Em razão da possibilidade de formação de ligações de hidrogênio do grupo NH3 da cisplatina com o oxigênio da adenina.
c) A partir da interação da cisplatina com o DNA, podem ser formados vários tipos de adutos, um exemplo destes é o aduto monofuncional, onde cada átomo de platina faz apenas uma ligação com o