Questão Energética no Mundo
Até a primeira metade do século XX, existia muita energia disponível, o petróleo era uma fonte barata e não havia a consciência coletiva sobre os impactos ambientais decorrentes da sua utilização em grande escala.
A elevação do numero de automóveis em circulação, aspecto marcante das sociedades que se industrializam, também levou à queima de maior volume de combustíveis fosseis. Assim, nas ultimas décadas, a disponibilidade de energia no planeta alterou-se consideravelmente, e a questão ambiental passou a ser um tema relevante.
Os combustíveis fósseis representam cerca de 80% da matiz energética mundial. A substituição de fontes de energia não renovável, como os combustíveis fósseis, por outras renováveis e que não emitam gases estufa é essencial ao combate dos efeitos deletérios do aquecimento global.
Energia e Desenvolvimento
O desenvolvimento econômico, em geral, e o industrial, em particular, têm estreita relação com as fontes de energia disponíveis e com a evolução de seu aproveitamento. Pode-se dizer que há uma interdependência: o progresso industrial e econômico resulta da ativação de novas fontes de energia, que, por sua vez, ocorrem em conseqüência das necessidades econômicas e sociais.
Os países desenvolvidos são grandes consumidores de energia devido ao dinamismo da sua economia e ao elevado padrão de consumo se sua população. A relação entre a energia produzida e a energia consumida mostra o grau de independência energética do país.
Petróleo
A formação do petróleo deve-se à alteração da matéria orgânica vegetal ou animal de origem oceânica retida no subsolo. Assim, encontra-se petróleo nos subsolos oceânicos ou em locais que estiverem cobertos por mares. O primeiro poço petrolífero foi perfurado em Titusville, no estado da Pensilvânia, em agosto de 1859. A partir dessa data, o petróleo passou a ser explorado e intensamente utilizado como fonte de energia e como matéria-prima na fabricação de uma