Eras Geológicas
Dentro da Era Pré-Cambriana destacam-se os períodos: Arcaico e Proterozóico, que caracteriza-se sobre o amadurecimento e formação de oceanos do planeta com uma atmosfera rica em C02, com uma chuva de meteoros se deu origem a organismos unicelulares capazes de sobreviver aos altos níveis de radiação solar e sem oxigênio. Logo depois com o período Proterozóico formas de vida simples e invertebradas começaram a aparecer.
Era Paleozóica: Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dívidida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano. Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies, também se pode destacar a formação da Pangea a partir de vários blocos de rochas menores que se colidiram.
Dentro da Era Paleozóica destacam-se os perídos: Câmbrico, Ordovícico, Sílurico, Carbonico e Pérmico, que se caracterizam, pelo desenvolvimento através de suas rochas mais antigas um grande numeros de fósseis com partes duras e já com certo grau de evolução. Por uma explosão evolutiva da vida marinha, logo a vida era essencialmente marinha, surgindo os peixes. Pelo surgimento