Eras geologicas
Fundamentação Teorica:
Origem da Terra A Terra provavelmente formou-se a cerca de 4,5 bilhões de anos e durante o primeiro meio bilhão de anos de sua existência, foi bombardeada por centenas de corpos rochosos, que com as colisões criaram uma atmosfera super aquecida de rocha vaporizada que teria evaporizado com a água, este realizando a superfície e a sub superfície da Terra.
As evidências da idade da Terra estão relacionadas com as rochas que formam a crosta terrestre. As rochas não são todas da mesma idade ou tem idades próximas.
Duas escalas de tempo são usadas para datar esses episódios e determinar a idade da Terra:
a) escala relativa do tempo - baseada na sequência de rochas e na evolução da vida;
b) escala absoluta do tempo - baseada na radioatividade natural dos elementos químicos presentes nos minerais constituintes das rochas.
Tempo Geológico
Para a montagem da escala relativa de tempo são verificadas a presença de fósseis (em especial, fósseis-guias), as feições geológicas que indiquem o ambiente de deposição (fluvial, marinho, eólico ou outro), o tipo de atividade magmática (lavas ou evidências de vulcões extintos), as superfícies erosivas entre outros. Muitos eventos ocorreram em escala mundial e foram recorrentes. Tais eventos, como formação de montanhas ou abertura de oceanos, compreendem unidades geológicas de tempo. Nós usamos Antes de Cristo (a.C.) e Depois de Cristo (d.C.) como uma divisão do tempo. Os geólogos fizeram o mesmo, dividindo a história da Terra em Eras (baseadas nas características gerais da vida existente) e Períodos (intervalos menores, parcialmente baseados nas evidências de grandes episódios tectônicos na crosta terrestre).
As Eras Geológicas do Planeta Terra, já passou por diversas Eras até chegar ao padrão em que se encontra. Essas Eras tiveram tanto a interferência do homem quanto a interferência inerente da natureza.
Quem divide a Terra em Eras