A questão energética no mundo atual
A questão energética no mundo atual
-- consumo energético e seus desafios
Até a primeira metade do século XX, existia muita energia disponível, o petróleo era uma fonte barata e não havia a consciência coletiva sobre os impactos ambientais decorrentes da sua utilização em grande escala.
A elevação do numero de automóveis em circulação, aspecto marcante das sociedades que se industrializam, também levou à queima de maior volume de combustíveis fosseis. Assim, nas ultimas décadas, a disponibilidade de energia no planeta alterou-se consideravelmente, e a questão ambiental passou a ser um tema relevante.
Os combustíveis fósseis representam cerca de 80% da matiz energética mundial. A substituição de fontes de energia não renováveis, como os combustíveis fósseis, por outras renováveis e que não emitam gases estufa é essencial ao combate dos efeitos deletérios do aquecimento global.
-- energia e desenvolvimento
O desenvolvimento econômico dos países está estreitamente associado ao aumento da demanda energética. Assim, a transformação e disponibilização de energia atende a uma necessidade crescente de consumo, alcançando números cada vez maiores.
Os países desenvolvidos são grandes consumidores de energia devido ao dinamismo da sua economia e ao elevado padrão de consumo de sua população. A relação entre a energia produzida e a energia consumida mostra o grau de independência energética do país. Os Estados Unidos estão entre os maiores produtores de energia do mundo. Entretanto, o consumo do país supera a produção, o que obriga a importar energia. Juntamente com o Japão, os Estados Unidos são também os maiores importadores de energia do planeta.
Já o Reino Unido tem uma produção um pouco maior que o consumo, e os países produtores e exportadores de petróleo produzem energia em quantidade bem superior ao que consomem.
--petróleo
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos