energia no mundo
Introdução
Está é a primeira de uma série de quatro sequências didáticas sobre a questão da energia no Brasil e no mundo. Antes de começar, é importante relembrar os conceitos apresentados na última parte da série sobre água e que introduziu a questão energética (acesse o plano de aula Energia Hidrelétrica). A aula trata da relação entre água e energia e traz conceitos como matriz e fonte energética e recursos renováveis e não-renováveis, que serão úteis aqui.
O foco inicial será a oferta e o consumo de energia por fonte no Brasil e no mundo. Mais adiante são discutidas as opções energéticas e os impactos delas nas mudanças climáticas e no aquecimento global, provocados pela queima de combustíveis fósseis. Por fim, é examinada a importância para o planeta das chamadas fontes alternativas e renováveis de energia.
Objetivos
- Identificar e analisar a composição da matriz energética mundial e brasileira e sua associação com a produção e o consumo de energia.
- Promover ações na escola e na comunidade que contribuam para economizar energia e evitar usos inadequados e predatórios dos recursos disponíveis.
Conteúdos específicos
Energia: matriz energética; fontes de energia; consumo de energia.
Áreas do conhecimento
Geografia, Ciências e História
Anos
6º ao 9º ano
Tempo estimado
Três aulas
Desenvolvimento das atividades
Primeira aula
Como se configura a matriz energética brasileira e mundial? Que alterações vêm ocorrendo nos últimos anos em relação à oferta e ao consumo de energia? Como se pode economizar energia na vida cotidiana e qual a importância disso? Essas e outras questões podem ser objeto de planos de aula, projetos de trabalho na escola e sequências didáticas sobre energia.
Os alunos dessas turmas podem examinar a oferta, a distribuição e o consumo de energia no Brasil e no mundo. Com isso, vão obter um panorama do assunto, que pode ser analisado posteriormente para criar propostas voltadas