Questoes
1 - De que modo a tecnologia pode ajudar na solução dos problemas da atividade jurisdicional do Poder Judiciário? (Marcela Saldanha Souza Fernandes)
A Tecnologia da Informação invade o mundo jurídico na tentativa de agilizá-lo para quem sabe dessa forma arrancar a Justiça do seu estado de letargia e resgatar a tão esperada agilização dos processos judiciais e consequentemente proporcionar uma melhor prestação jurisdicional. O Judiciário precisa muito dessa ferramenta para ajudar na solução dos problemas as atividade jurisdicional, pela comodidade, facilidade, rapidez e segurança que a mesma pode proporcionar a todos operadores do Direito e o Jurisdicionado. Agora com a sanção da lei No. 11.419, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2006 que dispõe sobre a informatização do processo judicial e que altera a Lei n o 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil; estaremos quem sabe mais perto de acabarmos com a lentidão do Judiciário, além de conferir transparência aos atos processuais. Em pleno século XXI a gestão da Tecnologia da Informação se tornou fundamental para a instituição pública, que busca a celeridade e transparência dos atos judiciais. Também de posição favorável à implantação do processo eletrônico é o Secretário Geral do Conselho Nacional de Justiça ao salientar que “além de combater a morosidade processual, o processo virtual ainda melhora o acesso à Justiça e a transparência do Poder Judiciário. Isso porque o processo eletrônico pode ser manejado em horário integral, isto é, as portas da Justiça estão sempre abertas para o jurisdicionado. A publicidade é tanta quanto a rede mundial da Internet permite.”
2 - Imagine um cenário fartamente impregnado de tecnologia e conceba a atividade julgadora sendo desempenhada por computadores, sem a participação de seres humanos, e opine sobre as seguintes indagações:
2.1 - Como as questões jurídicas seriam resolvidas? Qual seria o paradigma para os julgamentos