Questoes
5. Considerando as três características atribuídas ao pensamento moderno( racionalismo, antropocentrismo e saber ativo), explique como, na idade moderna, elas valem para a ciências e também para outros setores como, por exemplo, religião, as artes ou a política.
6. Na carta de madame Cristina de Lorena, Galileu escreveu: “Não me sinto na obrigação de acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto tencionava descartar o uso destes e por algum outro meio nos dar o conhecimento que com eles podemos obter [...] A intenção do Espírito Santo é ensinar-nos como se vai para o céu, e não como o céu funciona”.
A) O significado dos sentidos, razão e intelecto para novas ciências.
B) Relação ciência e fé.
10. “Ciência e política são dos pólos inseparáveis”; a partir do tema do capítulo analise essa frase sob dois pontos de vista seguir.
A) Em que sentido as transformações da ciência no século XVII podem ser compreendidas a partir de uma perspectiva política.
B) Quando a ingerência da política na ciência pode se tornar prejudicial (como foi para Galileu)?
11. Explique o que significa dizer que a ciência moderna é ao mesmo tempo a raiz e o fruto da revolução espiritual acorrida no século XVII.
12. Relacione a epígrafe no texto de (Pascoal) com o mal-estar sentido pelo ser humano no século XVII.
R: Essa frase explicita a angústia para quem, no século XVII, vivenciou a substituição da teoria geocêntrica (Terra é o centro do mundo)- aceita durante mais de vinte séculos - pela teoria heliocêntrica (Sol é o centro do mundo), o que gerou grande contradição ao que a Igreja