questoes sobre embriologia
1. Discutir as condições necessárias para o sucesso da fertilização.
No homem:
• Produção pelos testículos de um número adequado de espermatozóides normais e com boa movimentação.
• Os espermatozóides devem alcançar a parte final das trompas, onde irá encontrar o óvulo.
Na mulher:
• O muco cervical produzido no colo deve ser favorável à sobrevivência dos espermatozóides.
• O sistema genital feminino deve permitir a ascensão dos espermatozóides até as trompas e essas devem ser capazes de captar o óvulo que foi liberado durante a ovulação.
• A produção de um óvulo maduro depende do bom funcionamento hormonal da hipófise (localizada no cérebro) e dos ovários.
• A ruptura do folículo ovariano que contém o óvulo maduro: uma boa ovulação.
• Presença de cavidade uterina com anatomia normal e uma mucosa (endométrio) com capacidade de receber o embrião e permitir que esse se desenvolva.
Outros: As enzimas encontradas no acrossoma do espermatozóide, principalmente a hialuronidase (dispersa na corona radiata) e a acrosina (dispersa na zona pelúcida), que possibilitam a fusão das membranas dos dois gametas. Formação dos pró-núcleos.
2. Descrever o processo de fertilização.
A fecundação ocorre na ampola da tuba uterina e se inicia com o contato entre um espermatozóide e um ovócito e termina com a mistura dos cromossomos maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto. As fases da fecundação são:
- Passagem do espermatozóide através da corona radiata do ovócito (ação da enz hialuronidase)
-Penetração na zona pelúcida e consequente reação zonal (mudança das propriedades físicas da zona pelúcida que a torna impermeável a outros espermatozóides) Ação da acrosina.
- Fusão das membranas plasmáticas do espermatozóide e do ovócito.
- Cabeça e cauda do espermatozóide entram no citoplasma do ovócito, mas a membrana plasmática do espermatozóide fica para trás.
- Término da 2ª divisão meiótica do ovócito: forma-se