Circuito de Descarga
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Raphael Cordeiro da Silva Barbosa
ROTEIRO DE PRÁTICA 8:
Circuito RC – Cálculo Experimental da Resistência interna do Voltímetro
Palmas, 15 de setembro de 2014
1. INTRODUÇÃO.
Dispositivos como marca-passos, semáforos, pisca-piscas automotivos e flash eletrônico funcionam carregando e descarregando um capacitor alternadamente. Para saber como ocorre essa carga e descarga nesses capacitores temos que antes entender esse tipo de circuito elétrico.
O circuito elétrico característico desses tipos de dispositivos é denominado circuito RC, tais circuitos recebem esse nome por apresentarem em sua estrutura somente uma resistência e um capacitor ligados em série ou em paralelos entre si, alimentados por uma fonte de tensão. Os circuitos RC são usados como temporizadores de sinais, eles controlam quando um determinado dispositivo é acionado ou não. Isso acontece, pois nesses circuitos é possível variar o tempo de sua carga dependendo da capacitância e da resistência usados.
Um Circuito RC é um circuito com um resistor e um capacitor (figura 1). A corrente neste circuito circula num só sentido, mas valores variam com o tempo. Um exemplo prático de circuito RC é o de uma lâmpada de flash de maquina fotográfica. Neste circuito uma bateria carrega um capacitor através de um resistor em série. Depois de carregado, o capacitor descarrega através da lâmpada, produzindo o clarão que ilumina a cena. Logo depois, o capacitor é recarregado e o procedimento se repete. Com as regras de Kirchhoff é possível ter as equações de carga Q e da corrente I em função do tempo, na carga e na descarga de um capacitor através de um resistor.
O circuito RC mais simples é aquele constituído por um capacitor inicialmente carregado com uma tensão V0 descarregando sobre um resistor. A lei das malhas de Kirchhoff aplicada ao