Virus de informatica
Introdução
Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que vem sendo desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.
A maioria das contaminações ocorre pela acção do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um correio electrónico. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives,CDs e outros. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desactualizado, sem correcções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas específicas.
Também pode-se ser infectado por um vírus através de sites contaminados.
O que é um vírus informático Um vírus de computador é um programa informático que tem como propósito infectar o computador, fazendo com que o seu sistema operativo fique corrompido.
O vírus ataca agregando-se a um determinado programa já instalado no computador, de forma a que, quando este arranca, o vírus arranca com ele, propagando uma infecção. Este fenómeno ocorre, normalmente, sem o conhecimento do utilizador. Ao infectar o sistema operativo, um vírus poderá replicar-se a si mesmo e tentar infectar outros computadores, através de diversos meios.
Um vírus tanto pode ser um inofensivo programa que pouco mais faz que incomodar ligeiramente, como pode ir ao extremo de destruir ficheiros e tornar um computador inoperável. Contudo, uma característica comum a todos os vírus é a velocidade com que se propagam, contaminando outros ficheiros e computadores ligados à Internet que se revelem mais vulneráveis.
Como funcionam os vírus
Uma das formas