Questoes do filme o garoto selvagem
Respostas:
1. A tese de Dr. Itard para assumir a tutela do garoto era que, diferentemente do Dr. Pinel, não achava que a criança era idiota ou retardada mental e sim, que não conseguia se comunicar e se relacionar como humanos por causa do seu isolamento e para que fosse possível recuperar este ‘atraso’, ele deveria assumir a tutela do garoto. Dr. itard acreditava que como "homem", através da educação, era capaz de adquirir cultura, valores humanos e relacionar-se na sociedade, e o garoto só não havia os desenvolvido por conta de seu isolamento na floresta.
2. O contexto histórico do século XIX era o iluminismo onde o homem é um objeto de estudo científico e tudo está baseado na razão. estes aspectos se relacionam à condução do caso feita pelos cientistas e médicos já que trataram Victor apenas como um meio de uma nova sabedoria e inteligência científica muito longe de algo irracional e humano (levando em conta a concepção de humano atual).
3. A sociedade vê o menino como uma atração , já que naquela época (iluminismo, valores humanistas próximos aos dos filósofos e pensadores da antiguidade clássica) tudo que era diferente ou fora dos padrões da sociedade, ou seja o homem dotado de razão e considerado uma obra prima, era visto como algo estranho e esquisito. devido a esses valores o menino atraiu diversas pessoas que desejavam ver o modo que o menino selvagem, maneira que a sociedade utilizava para se referir a ele, se comportava, já que não andava, falava, comia ou agia como os demais de sua espécie.
4. No filme a diferença entre humano e homem é clara. Assim como na primeira unidade do curso, podemos perceber que não nascemos humanos e sim homens. Humanos são homens humanizados ao longo da vida de acordo com diferentes aspectos culturais. O menino selvagem era um homem, não se relacionava nem agia como humano e, ao longo de sua aprendizagem e vivência com a sociedade foi