Selvagem de Aveyron
EDF-294 – Psicanálise, Educação e Cultura
Trabalho Final
Tema: Filme “O garoto selvagem”
SÃO PAULO
2012
"Creio que a força desta história reside na situação: esta criança cresceu à margem da civilização de tal modo que tudo o que faz no filme, faz pela primeira vez: quando aceita deitar-se numa cama em vez de se deitar no chão, é a primeira vez; quando veste roupa, é a primeira vez; quando come à mesa, é a primeira vez. Espirra pela primeira vez, chora pela primeira vez. No meu ponto de vista, cada passo em frente constitui já uma sorte formidável e o filme tira a sua força de todos esses passos em frente acumulados"
"Quanto à moral da história, o estudo de Malson insiste nisso e eu creio que o filme o mostra: recebemos a natureza por herança, mas a cultura não nos pode ser dada senão pela educação. Donde a importância dessa educação e a beleza deste tema"
François Truffault
Apresentação
Este é um trabalho sobre o filme “L'enfant sauvage” dirigido por François Truffaut para a disciplina Psicanálise, Educação e Cultura EDF-294, no qual serão feitas reflexões e observações baseadas nos temas norteadores da disciplina, seus textos e discussões em sala.
Sobre o Filme
L'enfant sauvage (O Garoto Selvagem (título no Brasil) ou O Menino Selvagem (título em Portugal)) é um filme francês de 1970, do gênero drama, dirigido por François Truffaut e baseado em livro de Jean Itard (1774-1838), um médico psiquiátrico francês que se torna responsável pela educação de uma criança selvagem.
O filme foi produzido por Marcel Berbert para os estúdios Les Productions Artistes Associés / Les Films du Caross e distribuído pela United Artists. A trilha sonora é de Antoine Duhamel, a fotografia de Néstor Almendros, o desenho de produção de Jean Mandaroux, os figurinos de Gitt Magrini e a edição de Agnès Guillemot.
O filme é