controladoria
O profissional de controladoria no mercado Brasileiro - do surgimento da profissão aos dias atuais
A controladoria e a consultoria, muitas vezes passam como a mesma coisa, o que varia é apenas a forma em que elas atuam. Partimos de alguns pressupostos que apesar delas serem bem parecidas, elas tem importâncias diferentes. Nosso objetivo é mostrar a diferença de funcionamento de uma empresa antes e depois da inclusão de uma ou elas simultâneas.
Vemos que estas ferramentas são de extrema importância para as empresas, então o que fazer com estas ferramentas isoladas e agrupadas em uma só pessoa?
Para que possamos elaborar este trabalho científico, iremos usar como referência principal, as definições de Clóvis Luís Padoveze.
A controladoria e a consultoria podem alterar a capacidade de agregação de resultados econômicos na empresa.
Essas áreas atuam compreendendo as operações globais da empresa, provendo de informações, e tendo o poder de comunicação aos gestores, sendo capaz de analisar as informações obtidas de todas as áreas e assim mostrando em tempo hábil as melhores informações nos processos decisórios.
O controle contábil acumula todos os registros dos eventos ou fatos oriundos das transações ocorridas na organização e delineia a forma como são registrados, traduzindo em informações para a controladoria evidenciar a situação real do negocio aos gestores. Munindo e fornecendo informações para os demais usuários da organização.
Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. Pioneira Thomson Learning, 2003.
Os instrumentos de gestão utilizados pela controladoria devem ser coerentes com a cultura organizacional. A Controladoria, pela sua função básica de apoio à alta administração da empresa e aos demais gestores, deve desenvolver e estruturar seus instrumentos de gestão em consonância com o modelo de gestão adotado pela entidade. “Podemos afirmar que a cultura, e consequentemente,