questoes de ETE
[Atividade complementar à P_1 (turma de Engenharia Civil – 8º Semestre)]
1) Estação de tratamento de água (ETA) é uma instalação em que se realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população. A captação da água bruta é feita em rios, lagos ou represas que possam suprir a demanda por água da população, da indústria e do comércio. Antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas. O processo de tratamento utiliza processos físicos e químicos para que a água adquira as propriedades desejadas que a tornem própria para o consumo. Então perguntamos:
- Quais são as etapas de tratamento da água numa ETA convencional ?
1. COAGULAÇÃO; 2. FLOCULAÇÃO; 3. DECANTAÇÃO; 4. FILTRAÇÃO; 5. DESINFECÇÃO; 6. FLUORETAÇÃO
- Em que consiste cada uma dessas etapas ?
1. COAGULAÇÃO: A matéria-prima (água bruta desprovida de tratamento) apresenta-se sob a forma de uma dispersão coloidal, onde a fase dispersante é líquida (água) e a fase dispersada é sólida (colóide ou impureza). A fase sólida dispersada na fase líquida confere cor e turbidez à água.
A cor é proveniente da presença de substâncias coradas dissolvidas na água, podendo-se ainda classificar em cor verdadeira e cor aparente, conforme definido a seguir.
1. Cor verdadeira: devida somente às substâncias dissolvidas tendo sido separada a turbidez.
2. Cor aparente: devida à cor e turbidez, determinada sem separação do material em suspensão.
A água colorida é de aspecto desagradável (fator estético), sendo indesejável ao abastecimento público. A cor exerce influência na escolha do tipo do tratamento a que deve ser submetida a água e sua variação obriga a alterar a dosagem dos produtos químicos usados na etapa de clarificação. A cor natural provém principalmente da vegetação e de processos