questoes cap 4
Acadêmicas: Ana Carolina Lopes da Costa Daniela dos Santos
Turma: 3º Ciências Contábeis
EXERCICIOS CAPÍTULO 4
DISCUSSÕES – PÁGINA 79 E 80
1) Quando nos referimos aos gastos com pesquisa e desenvolvimento temos países que adotam a baixa imediata da totalidade desses gastos como despesa do período, há os que capitalizam parte deles (pesquisa é despesa e desenvolvimento é ativo) e á os que capitalizam a totalidade como ativo. Se analisarmos pela ótica do princípio da competência deveria tais gastos ser ativados e amortizados durante os períodos contábeis que beneficiaram a obtenção de receita. Comente e discuta porquê da baixa imediata destes gastos ou parte deles como despesa, pratica adotada por alguns países e veja a pratica adotada pelo brasil.
A principal questão sob a perspectiva contábil, em relação aos gastos com pesquisas e desenvolvimento é se tais gastos devem ser tratados como um ativo ou se devem ser tratados como despesas do período incorridos, de acordo com as normas internacionais gastos com pesquisas devem sim ser tratados como despesas mas os gastos com desenvolvimento devem ser registrados como ativos, mas ressaltando que aqueles gastos com desenvolvimento que não satisfazem as tais condições devem ser tratados como despesas. Ainda de acordo com as normas se estes gastos forem capitalizados deve ser objeto de impainment considerando as recuperabilidade e seus benefícios econômicos. No Brasil de acordo com a lei 11.638/07 e depois a 11.941/09 extinguiu o ativo diferido e criou o ativo intangível, assim gastos com desenvolvimento devem ser classificados no grupo intangível e seguirem as normas de contabilidade.
2) O princípio do custo histórico como base do valor do ativo tem sido gradativamente substituído por avaliações feitas com base em fair value (valor justo) ou market value (valor de mercado). Comente quais ativos podem ser avaliados sem observância do