História da educação-questões-cap 3-4-5
QUESTÕES – Capítulos 3 e 4 (ESTUDO)
CAPÍTULO 3 – ROMA 1) O que a educação arcaica romana buscava ensinar?
R: A frugalidade (simplicidade), o sacrifício, a dedicação à coisa pública, o desinteresse, o heroísmo. 2) Qual a relação entre a educação romana e as Leis das Doze Tábuas?
R: Por muito tempo a Lei das Doze Tábuas foi o texto-base da educação romana. Elas foram o registro das primeiras leis escritas e abrangiam o direito civil, o privado, o penal e aspectos do direito público e de modo geral equiparavam os plebeus aos patrícios. As Doze Tábuas fixavam a dignidade, a coragem, a firmeza, como valores máximos, ao lado das pietas e da parcimônia. 3) Qual era a influência do pai na educação romana?
R: Total. O pai era a figura central da família romana, cabendo a ele plenos poderes, inclusive de vida e de morte sobre os filhos. Cuidava do aspecto moral e até os estudos, as letras, a vida social, usando inclusive o porrete. 4) Quais eram os aspectos da educação romana?
R: De um lado a educação física, com caráter pré-militar e do outro a educação jurídico-moral, baseada na Lei das Doze Tábuas. 5) Qual a contribuição da influência grega na cultura romana?
R: O desenvolvimento ou fundação de escolas. Haviam duas classes de escola, uma que ensinava em grego e outra em latim. Em ambas estruturou-se três traus que mais tarde se tornariam clássicas no ensino: elementar, médio e superior. 6) O que demarca a intervenção do Estado romano na educação?
R: A criação das escolas municipais. O objetivo era ampliar as oportunidades de acesso por meio do aumento do número de escolas. Em todo o Império Romano os imperadores estimulavam a municipalidade a criarem escolas públicas.
CAPÍTULO 4 – SOB AS ASAS DOS ENSINAMENTOS CRISTÃOS: A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
1) Quais eram os dois pilares da educação na Idade Média?
R: O trabalho e a igreja. O aprendizado da criança começava na oficina, copiando e reproduzindo o saber do