Análise de investimentos
Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infra-estrutura) ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera ou é pelo menos igual à taxa de juros.´
O empreendedorismo cresce a cada dia e boa parte se deve a vontade de cada um em ganhar Dinheiro extra e não depender unicamente do seu emprego. Em alguns casos as pessoas são obrigadas a iniciar o seu próprio negócio em função de problemas de desemprego. Na verdade não importa a causa que leva as pessoas a pôr em prática a sua ideia de negócio, mas sim o quão preparado está cada novo empreendedor.
De acordo com as pesquisas dos mais diferentes organismos, cerca de 30% das novas empresas fecham logo no primeiro ano de vida. E o pior é que mais de 50% fecham antes de completarem 5 anos de existência. A principal causa na grande maioria dos casos é a falta de planejamento e a fraca preparação dos novos empresários. Muitos não têm um Plano de negócios bem estruturado, outros não têm conhecimentos administrativos básicos para levar a Empresa adiante.
2. Desenvolvimento
Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas, e por meio da internet.
2.1- (Passo 2 da ATPS) OS Principais Tipos de Investimentos.
A Caderneta de Poupança
A caderneta de poupança é o tipo de investimento mais popular, por apresentar-se da forma mais conservadora possível, com baixo risco e, conseguintemente, baixo potencial de rentabilidade.
A caderneta de poupança calcula o rendimento de uma conta de acordo com o aniversário de cada valor poupado (isto é, período de um mês, decorrido de quando um determinado valor foi depositado até o dia em que o mesmo é remunerado). Um inconveniente percebido é que se você precisar resgatar um valor antes do dia do aniversário, estará abrindo mão do rendimento referente a ele, já que o mesmo não terá