Questoes avaliativas de psicologia
Conteúdo
* A significação do golpe de abril. * A autocracia burguesa; o “modelo de monopólios”. * O processo da autocracia burguesa. * A autocracia burguesa e o “mundo da cultura”.
1.1A significação do golpe de abril
No curso do desdobramento da autocracia burguesa, o regime político ditatorial terrorista assinalou para a totalidade da sociedade brasileira uma funda inflexão, que acabou modelando um país novo. A resposta para a significação está na particularidade histórica brasileira.
Traço econômico-social: * O desenvolvimento capitalista operava-se sem desvencilhar-se de formas econômicas e sociais que a experiências históricas tinha demonstrado que lhe eram adversas. * Devido à formação social brasileira e segmentos da classe dominante que sempre encontram meios e modos de impedir ou travar as forças comprometidas com a classe subalterna.
O desempenho do estado na sociedade brasileira: * Atuou com sucesso como um vetor desestruturação das agências da sociedade que expressam o interesse das classes subalternas.
O fracasso da intentona golpista em 1961: * O que estava em jogo? A reprodução do desenvolvimento associado e dependente e excludente ou um processo profundo de reformas democráticas e nacionais, antiimperialista e antilatifudistas.
As alternativas:
A democratização do capital nacional (privado).
A neutralização temporária das forças mais agarridas do campo democrático.
O desfecho de abril:
Um padrão compósito e articulado de dominação burguesa.
1.2 A autocracia burguesa: o “modelo” dos monopólios
Já se mencionou que a articulação político-social que fundava o Estado brasileiro às vésperas de 1964 problematizava a continuidade do padrão de desenvolvimento dependente e associado que se engendrará em meados da década de cinqüenta.
O estado que se estrutura depois do golpe de abril expressa o rearranjo político das forças socioeconômicas a quem interessam a manutenção e a continuidade daquele