questoe de revisao
Disciplina: HISTÓRIA MODERNA Turno: Noturno
QUESTOES DE REVISÃO
1) Comente a discursão em torno da natureza do estado absolutista a partir das teses de Anderson, Poulantzas, Marx e Engels.
O texto analisado aborda, a partir de pequenos fragmentos dos textos de Morineau, Leon, Maquiavel, Hobbes, Anderson, Poulantzas, entre outros, uma visão geral sobre a Idade Moderna no que diz respeito sobre o Estado Absolutista. Pode-se dizer que o Estado Absolutista nada mais é que a própria centralização do poder, surgido ainda em meados dos séculos XVI quando exatamente o poder real passa a centralizar o seu poder em um único mecanismo, e tanto Marx quanto Engels vê o Estado como um aparelho de dominação, ou seja, uma classe hegemônica que se garante no poder e assim perpetua os mecanismos dessa dominação e assim possui livre acesso para coloca-las em prática. Os autores em questão (Anderson, Marx, Engels e Poulantzas) irão expor de forma divergente justamente a base social que é sustentada pelo Estado Absolutista, ou seja, a grande questão discutida entre eles é exatamente qual classe será favorecida por esse Estado Absolutista.
O que o Perry Anderson tenta é desconstruir uma interpretação anterior que vinha de vários autores como de Marx, Engels e o próprio Poulantzas, que diz que o Estado Absolutista não é um estado da nobreza, mas um Estado que irá justamente fazer com que esta nobreza reprima as classes mais baixas e em contra partida irá atender aos interesses de um capitalismo comercial vinculado a burguesia mercantil. Para Poulantzas este Estado é totalmente burguês, pois ao passo que ela se fortalece esta levando a nobreza a um enfraquecimento, pode perceber que tais ideias são baseadas nas ideias de Marx e Engels, que diz que na melhor das hipóteses este Estado vai gerar um equilíbrio entre essa burguesia em ascensão e o declínio dessa nobreza. Em linha geral para Poulantzas o Estado Absolutista trata-se de um estado burguês, onde