Caracteristicas dos Tecidos
Derivados do ectoderma, mesoderma e endoderma; células poliédricas justapostas com pouca matriz extracelular
Revestem e recobrem todas as superfícies corporais, exceto as cartilagens articulares, o esmalte do dente e a superfície anterior da íris;
Funções básicas: proteção, absorção, transporte de substâncias, secreção, excreção, trocas gasosas e deslizamento entre superfícies, Percepção de estímulos e sensações - olfatórias, gustativas e visão;
A maioria das células epiteliais se renovam por mitose;
A natureza coesiva de um epitélio é mantida por moléculas de adesão celular e complexos juncionais.
Os epitélios estão ancorados a uma lâmina basal. A lamina basal e os componentes do tecido conjuntivo cooperam entre si para forma a membrana basal.
Os epitélios apresentam polaridade estrutural e funcional -- domínios apical e basolateral. paralelo com o tecido conjuntivo As células do tecido conjuntivo são fixas e migratórias, sendo o componente predominante em alguns tipos de tecidos conjuntivos, enquanto as fibras são os componentes predominantes de outros tipos de tecido conjuntivo. A matriz extracelular é abundante e consiste de substancial fundamental e fibras. Suas funções são: apoio estrutural, defesa e proteção do corpo, meio para trocas e armazenamento de gorduras.
Tecido epitelial de revestimento são classificados de acordo com o número de camadas de células entre a lâmina basal e a superfície livre, e pela morfologia das células epiteliais.
Epitélios simples epitélios simples pavimentosos, epitélios simples cúbicos e epitélios simples cilíndricos.
Epitélios estratificados epitélios estratificados pavimentosos, cúbicos, cilíndricos. Podem ser divididos em moderadamente queratinizados ou altamente queratinizados.
Epitélios pseudo-estratificados cilíndrico ciliado, cilíndrico estereociliado e epitélio de transição.
Diferença do tecido epitelial de revestimento pseudo-estratificado