Questionário
QUESTIONÁRIO DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROF. MS. JOSÉ LUIZ ANTIGA JUNIOR
1) Diferencie senso comum de ciência.
Senso comum é o conhecimento que qualquer pessoa pode ter sobre qualquer assunto, mediante atividade intelectual corriqueira, ao passo que a ciência busca organizar e sistematizar o conhecimento do homem. O cientista é um ser preocupado com a veracidade e a comprovação de seu conhecimento, o que faz com que construa uma série de enunciados e regras rigorosas, que permitem a descoberta e a prova desse conhecimento
2) O estudo da norma jurídica é suficiente para o profissional do Direito? Explique.
Não. A norma jurídica é o principal objeto de estudo do profissional do Direito, mas não pode ser o único. Isso acontece porque o profissional do direito deve conhecer todos os fatores sociais que circundam o direito e que o influenciam, tais como fatores políticos, religiosos, econômicos, etc.
3) Quais são os objetos de estudo da ciência do Direito?
Os objetos de estudo do Direito são classificados como imediatos e mediatos. Como objeto imediato da ciência do direito temos a norma jurídica. O que os cientistas do direito fazem, em grande maioria, é estudar a norma jurídica existente. Já o objeto mediato de estudo da ciência do direito se resume a todos os aspectos sociais que circundam o direito, tais como os fatores sociais, econômicos, religiosos, políticos.
4) Por qual motivo dizemos que o Direito é uno e indivisível?
Porque existem alguns elementos que são próprios do direito, e que o tornam diferentes das demais experiências sociais, tais como a religiosa, a econômica, a artística, etc.
5) O que significa multiplicidade do Direito?
Multiplicidade do Direito significa que os estudiosos dividem o direito em vários ramos para facilitar a compreensão e o conhecimento do mesmo. É, portanto, uma questão didática.
6) Quais são os três ramos do direito objetivo? Explique cada um deles.
O direito