Desenho Elétrico
Celso Luiz Concheto
Desenho eletroeletrônico
Qualquer atividade que envolva projetos, o desenvolvimento de produtos ou a fabricação ou a execução de uma instalação elétrica, estará na dependência dos desenhos elaborados por projetistas, desenhistas, técnicos e engenheiros.
É fundamental que as pessoas envolvidas nos trabalhos eletroeletrônicos conheçam as técnicas de executar e interpretar um desenho normalizado, cuja linguagem usada seja universal, ou seja, igualmente interpretada em outros países.
Como em outros países, existe no Brasil um órgão que regulamenta essas normas que é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Desenho Eletroeletrônico
O desenho elétrico ou eletrônico é uma representação do circuito elétrico que define o seu tipo ou o sistema para o qual foi projetado.
Esta representação deve possuir uma informação completa dos elementos que compõem um circuito elétrico.
O desenho elétrico de uma instalação elétrica predial, por exemplo, mostra a disposição dos componentes, as conexões de fiação elétrica, a localização de lâmpadas, tomadas, interruptores e os valores de potência dissipada na carga, entre outras informações que facilitam a interpretação e compreensão de seu funcionamento. O desenho elétrico ou eletrônico deve mostrar as disposições dos componentes e das conexões de fiações elétricas num plano cujos elementos estão representados por símbolos gráficos simplificados e padronizado pela norma vigente no país.
O desenho eletroeletrônico se divide basicamente em três grupos:
•
Predial;
•
Industrial;
•
Eletrônicos.
3
Desenho Técnico
Celso Luiz Concheto
Desenho eletroeletrônico Predial
O desenho eletroeletrônico Predial se refere a um diagrama elétrico de uma instalação de quadro de força com sistema de proteção, distribuição de fiação parametrizada em todas as dependências do prédio, potência de cargas (lâmpadas), localização de tomadas etc.
O desenho deve