Questionário toyota
Disciplina: Fundamentos de Administração
Período: 1º
Responda as seguintes perguntas:
1. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistema tradicional? R: Enquanto o sistema Toyota de produção utilizava mínimo estoque e produzia apenas o necessário, o sistema tradicional utilizava grandes estoques e transformava toda a mercadoria estocada mesmo que não houvesse pedidos. Causando assim a diferença entre economia e desperdício.
2. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens? R: A eliminação de desperdícios diminui os custos de produção, sem que o valor do produto para o cliente fique comprometido. Produzindo apenas a quantidade dos pedidos, a mercadoria não fica parada, conseqüentemente, diminui o desperdício de mão de obra e ocorre redução de custo tanto para a empresa como para o cliente. A desvantagem é que a empresa fica dependente de seu fornecedor, se este não entregar a mercadoria sua linha de produção pode ser paralisada e a empresa terá um prejuízo no lucro.
3. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qual escolheria? Por quê? R: Escolheria o sistema Toyota. Já que a mercadoria é estocada e produzida de acordo com os pedidos dos clientes, envolve menos capital, reduz desperdícios de mão-de-obra, reduz custos e não existe o risco de não conseguir clientes para o excesso de produção.
4. Quais as diferenças e semelhanças entre as proposições de Taiichi Ohno e Frederick Taylor? R: Ohno retoma Taylor em vários pontos: racionalização do trabalho; eliminação de desperdícios e ociosidade operária; especialização do trabalhador; e redução de custos. Mas Taylor não previa o envolvimento e comprometimento da massa trabalhadora (o trabalhador se limitava a receber salário e prêmios por aumento da produtividade), e não percebeu a