Questionário Roberto Da Matta
Para Roberto DaMatta, o carnaval constitui-se como instituição na sociedade brasileira que atua na difusão da liberdade de expressão, do sonho, da alegria da folia e sobretudo o canto e a dança.
Segundo o autor o carnaval atua como elemento inversamente relacionado ao cotidiano do país, sendo os principais instrumentos dessa inversão elementos tipicos do evento , como brilho, blocos de bandas, uso de fantasias , inversão literal do tempo (dormir de dia para passar a noite festejando), a mudança do comportamento habitual, que se demonstra , sobretudo festivo, as relações entre aqueles que fazem parte da festa, seu método de abordagem, que é diferente do usual, gestos.
No carnaval, sobretudo no aspecto das fantasias, é possivel notar que as representações revelam uma problematização das estruturas e a ambiguidade das mesmas. Vale ressaltar também afunção do desfile no carnaval, que denota a funçao de mostrar o desfile como forma de ostentação para a sociedade de tudo aquilo que deve ser escondido da mesma. Esta movimentação se dá de forma oposta ao dia da Pátria, onde ao invés de se focar na exibição de tudo que é fora da ordem, de tipos alternativos e visões e ações diferentes do cotidiano, há uma ostentação da ordem, das coisas que “devem ser” de modo que ressaltar os elementos ordenados da sociedade. Assim, de forma sucinta, pode ser dizer que enquanto o carnaval é o desfile da desordem, do comportamento abusivo, insuniante, marginal, malandro, o Dia da Patria e seu desfile exibem a ordem, o comportamento regrado, circunspecto , produtivo, o Caxias.
2. Explique e discuta detalhadamente, com base nos textos do antropólogo Roberto DaMatta, a dicotomia entre a Casa e a Rua (mínimo de 15 linhas).
No segundo capitulo de “Carnavais, malandros e