tratado de westphalia
Pricila Reis Franz 1
Resumo: O presente trabalho pretende apresentar a transição de Maria
Magdalena/Madalena dos Evangelhos a personagem na música contemporânea.
Palavras-chave: teopoética, Maria Magdalena/Madalena, música.
Maria Magdalena/Madalena (ou de Magdala) é a figura feminina mais citada no Novo
Testamento, até mais do que a Virgem Maria. Sempre se fala da mulher de quem Jesus expelira sete demônios 2 e que passou a pertencer ao grupo de mulheres que o acompanhavam e prestavam assistência com seus bens. Além disso, é personagem importante na ressurreição de Cristo (é a primeira pessoa que o vê ressuscitado).
Com tamanho destaque nas Escrituras, essa personagem logo chamou a atenção dos estudiosos. Infelizmente, com o passar dos anos, sua imagem foi sendo modificada, deturpada. Testemunha da ressurreição e discípula, sábia, companheira de Jesus descrita nos Evangelhos apócrifos (que pregavam o gnosticismo), a imagem construída no Ocidente de Maria Magdalena/Madalena não está nas Escrituras. Na realidade, é uma união de três personagens femininos descritos nos Evangelhos em uma só mulher: Maria de Magdala, de quem Jesus expulsou sete demônios, que o seguiu até o Calvário e testemunhou a ressurreição; Maria de Betânia, irmã de Marta e Lázaro; e a pecadora anônima que lavou os pés de Jesus na casa do fariseu Simão.
1
2
Pricila Reis Franz é mestra em literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africana pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. É tradutora, revisora e mantém uma página na internet
(), em que atua como webwriter e faz divulgação da cultura (em especial, brasileira), disponibilizando para download livros de domínio público. E-mail: pricila@pribi.com.br.
“Tendo Jesus ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria de
Magdala, de quem tinha expulsado sete demônios” (Mc 16,9).
Ciberteologia - Revista de Teologia & Cultura -