Questionário Popper, Karl. Colocação de alguns problemas fundamentais. In: Popper, Karl. A lógica da Pesquisa científica
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS I
CÓD:HUM- C.H.: 60 hs. PROFESSOR: EMILIO E. DELLASOPPA
ALUNO: x
Questionário:
Popper, Karl. Colocação de alguns problemas fundamentais. In: Popper, Karl. A lógica da Pesquisa científica. São Paulo. Editora Cultrix. 1985. pp. 27-50.
1. p. 27. Qual é, segundo Popper a metodologia de um cientista e qual a tarefa de uma “lógica da pesquisa científica”?
A metodologia popperiana, ao negar o indutivismo, propõe uma ciência longe da subjetividade, mas essa mesma ciência que não é subjetiva é empírica, porém não tem seu início na observação ou experimentos e sim no levantamento de hipóteses ou na formulação destas. Colocadas em testes, as teorias não se pretendem verificar, mas serem falseadas, levantando sempre novos problemas, que por sua vez levarão a ciência a estar em constante renovo e mudanças e consequentemente se desenvolvendo, até porque se se buscar uma verdade, quem poderá atestá-la como tal, e ainda, caso tivesse alguém que o fizesse, com uma verdade atestada decretado estaria o fim da ciência, pois estaria aí acabado a ideia de dúvida, de algo a ser explicado sobre alguma coisa.
2. p. 27-31. Faça uma síntese da interpretação de Popper do “problema da indução”. Procure entender claramente o que são “enunciados analíticos” e “enunciados sintéticos”. Considere as seguintes definições: 1. um enunciado é analítico quando sua verdade ou falsidade depende exclusivamente de convenções de linguagem ( ou regras lingüísticas) . Por contraposição, podemos dizer que um enunciado es sintético quando não é analítico. (Ou seja, não basta conhecer as regras da linguagem para saber se é verdadeiro ou falso).
O problema da indução pode ser presente no momento em que ela é falseada através da indagação de sua verdade, pelos seus enunciados e experiências particulares para problemas universais. Para Popper não deve-se levar como lógico ou analítico as leis