Questionário Karl Popper
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS I
CÓD: HUM C.H: 60hrs. PROFESSOR: EMILIO E. DELASOPPA
Questionário:
Popper, Karl. Colocação de alguns problemas fundamentais. In: Popper, Karl. A lógica da Pesquisa Científica. São Paulo. Editora Cultrix. 1985. PP 27-50
1 – Segundo Popper um cientista primeiro formula enunciados e verifica-os, sendo no campo das ciências empíricas, além de formula-las, hipóteses ou teorias, ele as testa por meio de observação e experimentação. Já a “lógica da pesquisa cientifica” submete esses testes a uma análise lógica, analisando-as no método das ciências empíricas, a qual se baseia em demonstrações reais.
2- O problema da indução pode ser presente no momento em que ela é falseada através da indagação de sua verdade pelos seus enunciados e experiências particulares para problemas universais. Para Popper não devemos levar como lógico ou analítico as leis resultantes de meios indutivos.
3- Kant passa a aceitar o “princípio da indução” chamando-o de “princípio da causação universal”, assim sendo que tudo o que ocorre passa a ser responsabilidade de eventos causais do universo, não necessitando de evidencia empírica. Esse termo é usado para afirmar que algo está além do limite do nosso conhecimento, não sendo realidades refutáveis.
4- O possível estágio inicial não vem de uma análise lógica, mas sim do homem em momentos singulares, Popper dá como exemplo conflitos dramáticos ou até um tema musical, coisas que, a primeira vista, parecem banais mas muitas vezes é daí que partem teorias cientificas que podem ser investigadas em provas sistemáticas para que possam ser levadas em consideração.
5- A) A primeira se põe a comparação lógica entre si, onde se prova a coerência interna do sistema. B) A segunda tem como função determinar se a teoria tem um caráter empírico ou cientifica, podendo até ser tautológica. C) A terceira compara ela com outras teorias para