METODOLOGIA DO TRAB CIENTIFICO 22
I - CONHECIMENTO CIENTÍFICO VERSUS SENSO COMUM. O que é conhecimento?
Conhecimento pode ser entendido como a compreensão, percepção intelectual dos fatos e relações entre eles (relativos a determinado assunto ou partes da realidade). É o domínio de um assunto, uma técnica, uma arte. É o conjunto do que é sabido por alguém, ou por um grupo, ou em determinado campo de atividade em determinada época, adquirido pela razão, pela experiência ou pela informação recebida.
O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. O conhecimento pode ser adquirido de várias maneiras sendo:
§ Sentidos: tudo o que a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato percebem.
§ Raciocínio: compreensão da realidade por meio da relação objeto, sujeito e imagem.
§ Tradição: as tradições são compreendidas pelo raciocínio e pode incorrer em dogmas.
§ Autoridade - oriunda dos pais, professores, governantes, líderes partidários, jornalistas e escritores. 1.1. Tipos de conhecimento: empírico, filosófico, religioso e científico
O ser humano - entre todos os tipos de animais - é o único capaz de criar e transformar o conhecimento; sendo também capaz de aplicar o que aprendeu, por diversos meios numa situação de mudança do conhecimento. Os humanos são os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Por meio dos símbolos e da evolução nos foi possível pensar, ordenar as idéias, prever fenômenos, estudá-los e aplicá-los a nossa realidade.
1.1.1. Conhecimento Empírico(vulgar, ou senso-comum): É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas; provém da experiência cotidiana, pode ser transformada em crença religiosa ou em doutrina