Questionário Interpretativo "Escritores da Liberdade"
(1) Para ações da professora
(2) Para ações da diretora
(3) Para ações dos alunos
(1) Cobra responsabilidades pelas escolhas;
(3) Desperta a motivação;
(3) Passa a ler, pensar, escrever e mudar;
(1) Muda o espaço da sala de aula;
(1) Passa a incomodar a instituição escolar;
(2) Sente inveja;
(1) Tem o casamento abalado;
(3) Disputas por marcar território;
(3) Apenas um sabia o que era holocausto;
(3) Resolve mudar de ares e dedicar-se à educação
2. O filme mostra a dedicação de uma professora por seus alunos. O grupo é formado por jovens de diferentes etnias. Demonstram intolerância e resistência à interação. Como ações coletivas de gangues podem afetar toda a sociedade?
R: Essas ações geralmente são geradas por vários meios. Tais como visão, religião, modo de pensar, e muitos outros que, muitas vezes não condiz com as normas sociais que devemos seguir. Quando participamos de uma ação social estamos fazendo parte da "massa" e pensando como a "massa" e muitas vezes esquecemos das consequências dos nossos atos... "é basicamente assim, se estou sozinho fico na minha, mas se estou com a minha galera faço baderna de maneira inconsequente mesmo"...ou seja, uma gangue, uma religião, uma seita e etc, sempre vão defender suas ideologias mesmo que para isso interfiram nos direitos alheios e é aí que a sociedade é prejudicada.
3. A professora é vista como representante do domínio dos brancos. Os alunos a entendem como responsável por fazer com que eles se sujeitem à dominação dos valores dos brancos. Você acredita que no final houve uma superação das diferentes etnias? Explique.
R: Sim, acredito. Pois a professora mostrou a eles uma realidade de preconceito que havia acontecido com os judeus, que não precisaram ser negros para que fossem cometidas as injustiças com a vida deles. Esse assunto gerou interesse da parte dos alunos em estudar e saber mais a respeito