resenha
RESENHA DIRIGIDA
Livro: Como se faz uma tese- ECO, Umberto
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da Motivação, Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF, Curso de Psicologia, como parte das obrigações para obtenção do grau de Bacharel em Psicologia.
ALUNO: Dayane Oliveira Silva
PROFESSOR: Juliana Baracat
DISCIPLINA: Psicologia da Motivação
TURMA: 3º Termo DATA:
MARILIA
2014
QUESTIONARIO
1) Segundo Eco, o que é uma tese e quais os motivos para fazer uma?
Uma tese consiste num trabalho datilografado, com extensão media variando entre cem e quatrocentas laudas, onde o estudante aborda um problema relacionado com o ramo de estudos em que pretende formar-se, após ter terminado todos os exames prescritos, o estudante apresenta a tese perante uma banca examinadora, que ouve o comunicado do autor e do ou dos dois contra-relatores,os quais levantam algumas objeções ao candidate,nasce dai um debate que também envolve os demais membros da banca. Com base nas palavras dos dois relatores, que atestam a qualidade do trabalho escrito, e na capacidade demonstrada pelo candidate ao sustentar as opiniões expressas por escrito, elabora-se o veredicto da banca. A tese é reservada a uma espécie de supra formatura, o doutorando, procurando só por aqueles que desejam aperfeiçoar-se e especializar-se como pesquisadores científicos.
2) Quais são as quatro regras óbvias? Explique-as.
A primeira regra é que o tema responda aos interesses do candidate, que é ligado tanto ao tipo de exame quanto às suas leituras, sua atitude política, cultura ou religiosa. A segunda regra é que as fontes de consulta sejam acessíveis, isto é, estejam ao alcance material do candidate. A Terceira regra é que as fontes de consulta sejam manejáveis, ou seja, estejam ao alcance cultural do candidate.