: Métodos de pesquisa em atividade física
Segundo Tuckman 1978, a pesquisa envolve processos de solução de problemas e possui cinco características: sistemática, lógica, empírica, redutiva e replicável.
Esses problemas a serem solucionados possuem diversas fontes. Podemos analisar o exemplo de um assunto popular como a obesidade. Sabemos que o gasto calórico resulta na perda de gordura, desta forma buscaremos um programa que traga melhores resultados na perda de peso. Esse estudo é um exemplo de pesquisa aplicada.
Esse exemplo de pesquisa, ainda pensando nesse exemplo, utilizaria de três grupos para descobrir qual o melhor programa para a perda de peso. Dois dos grupos passariam por dois programas distintos e o outro grupo seria o de controle. Ao final da pesquisa os resultados são analisados e concluiremos qual programa é mais eficiente.
Existem dois tipos de pesquisa, a básica e a aplicada, cada uma com suas características. A aplicada utiliza sujeitos humanos e possui limitado controle sobre o ambiente investigado. A básica lida com a teoria, utilizando de laboratórios como ambiente e animais como sujeitos.
Podemos observar que os pontos fortes de uma pesquisa são os fracos da outra e vice-versa. Muitos se utilizam de aspectos de ambas.
Existe a necessidade de produzir pesquisas mais eficientes, onde o pesquisador compreenda bem os conhecimentos básicos e os métodos.
Para que haja uma qualidade das pesquisas, é necessário: identificar e delimitar o problema; investigar e revisar a literatura relevante assim como fazer um comentário eficaz sobre ela; especificar e definir hipóteses testáveis; planejar a pesquisa para testar as hipóteses; selecionar, descrever, testar e tratar os sujeitos; analisar e relatar os resultados e por fim discutir o significado e as implicações das descobertas.
Nem todos serão pesquisadores e não são muitos os que se interessam pela pesquisa, mas devemos destacar a importância delas para as profissões. Muitos profissionais não lêem artigos científicos de sua