Questionário de Antropologia
1) Por que na Alemanha o pensamento positivista não exerceu grande influência?
Resposta: Porque o pensamento burguês, na Alemanha, se organiza mais tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas como a história e a antropologia. Tal atraso fez elevar na Alemanha o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo (Idealismo). Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.
2) O que caracteriza a situação da Alemanha no século XIX?
Resposta: Somente no século XIX se organiza como Estado nacional, o que atrasou seu ingresso na corrida industrial e imperialista da segunda metade do século XIX. Esse descompasso em relação às grandes potências vizinhas fez elevar na Alemanha o interesse pela história como ciência da integração, da memória e do nacionalismo (Idealismo). Por tudo isso, o pensamento alemão se volta para a diversidade, enquanto o francês e o inglês, para a universalidade.
3) Qual a importância da perspectiva histórica e sociológica para a ideologia Weberiana?
Resposta: Para Weber a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam de gênese e formação, e não de estágios de evolução. O caráter particular e específico de cada formação social e histórica contemporânea deve ser respeitado. Weber combina a perspectiva histórica (que respeita da particularidades de cada sociedade) e a sociológica (que ressalta os elementos mais gerais de cada fase do processo histórico)
4) Qual a importância do Método Compreensivo?
Resposta: Esse método propõe ao cientista um esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades