QUESTIONÁRIO DE ANTROPOLOGIA
1) O que é e qual a origem do etnocentrismo? Qual a diferença entre etnocentrismo “cordial“ e “violento”? Dê exemplos.
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através de nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Tem sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partir dos nossos próprios padrões culturais. O etnocentrismo pode ser cordial, que é quando o julgamento do valor do outro tem atitudes concretas, porém sem maiores consequências, como podemos ver no próprio texto de Everardo Rocha, onde o índio usa o relógio dado a ele pelo pastor como artefato decorativo e o pastor faz o mesmo com o arco e a flecha, utensílio de caça para os indígenas; Como também etnocentrismo violento, que é quando tomamos o outro como algo apreensível, temos de exemplo a matança e extinção dos índios, fato onde se vê o índio como algo primitivo, atraso ao desenvolvimento, já que os mesmos possuem culturas de diferentes valores.
2) O olhar etnocêntrico é muito comum no nosso dia-a-dia. Dê exemplos e comente pelos menos duas situações cotidianas em que o etnocentrismo pode ser percebido.
O racismo contra os negros, que do ponto de vista etnocêntrico são vistos como raça inferior, associados à escravidão;
O preconceito contra as mulheres, que são vistas como subordinadas, frágeis, submissa ao ego masculino, associadas à família, donas do lar.
O homossexualismo, que do ponto de vista etnocêntrico, são vistos como pragas da humanidade, coisas que não são de Deus..
3) O que a história do missionário religioso que deu um relógio digital para o índio nos diz sobre o etnocentrismo? Qual o significado da exposição na parede do escritório do missionário de vários objetivos indígenas?
A história nos diz que mesmo as culturas sendo diferentes, a atitude e forma de agir são as