QUESTIONÁRIO COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS ED
A - Carnes vermelhas, fígado, vísceras e folhas verdes.
B - Carnes vermelhas, fígado, vísceras e feijões
C - Carnes vermelhas, fígado, vísceras e mel.
D - Carnes vermelhas, fígado e vísceras.
Comentários:
O ferro pode ser encontrado nos alimentos-fonte, em alimentos fortificados e em alimentos contaminados com o mineral. No caso dos alimentos-fonte, as carnes possuem ferro de alta biodisponibilidade (cerca de 40% na forma heme), cujas taxas de absorção variam entre 10% e 12% para carne de aves e peixes e 20% e 24% para carne bovina(38,39). Vale acrescentar que qualquer tipo de carne (tecido muscular), incluindo aquelas de mais baixo custo, possui ferro de alta biodisponibilidade. As vísceras, como o fígado, coração, língua e miúdos de galinha, também são fonte de ferro heme, sendo que o fígado se destaca por conter uma quantidade significativa de ferro (Tabela 3), sobretudo na forma de ferritina(9,15,17).
O ferro heme apresenta uma alta biodisponibilidade, ele está presente nos alimentos de origem animal. Você já deve ter ouvido falar que a carne proporciona muito mais ferro do que o feijão, isso ocorre porque o ferro da carne é heme, logo é altamente biodisponível. Outros alimentos que são fontes de ferro heme, são: fígado, peixes, fígado, vísceras. A absorção do ferro heme pelo organismo é de 15 a 35% .
O ferro não heme é aquele que é menor absorvido pelo organismo. Ele está presente nos vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, raízes. A absorção do ferro não heme varia de 2 a 20%, aliado aos alimentos que são fontes de vitamina C, o ferro não heme torna-se melhor biodisponível para o organismo.
Para que o ferro NÃO HEME seja