Questionário Bioquímica
Curso de licenciatura em Química
Disciplina: Bioquímica Turma: 2014.1
Discente : Mikhael Pereira Marques Vivas
Por que em alguns rótulos contém a palavra fenilalanina?
Contém fenilalanina: Você certamente já viu essa substância em destaque em alguns rótulos. A fenilalanina é um dos responsáveis pela produção de adrenalina, fundamental à nossa sobrevivência. Ela realça o humor e a disposição, diminui as dores, auxilia na memória e no aprendizado, e ainda reduz o apetite.
Sendo ela uma substância aparentemente benéfica, por que então o alerta? O aviso, no caso, é destinado aos portadores de fenilcetonúria, uma das doenças hereditárias identificadas pelo teste do pezinho, que transforma a fenilalanina em compostos tóxicos, secretados pela urina, mas que podem causar atrasos mentais em crianças e distúrbios intelectuais em adultos.
A fenilalanina está presente no aspartame e na sacarina, edulcorantes que devem ser usados por tempo limitado por diabéticos, gestantes e pessoas com doenças auto-imunes, principalmente em temperaturas elevadas.
Qual a utilidade / Para que serve a glutamina?
Tanto a Glutamina que o nosso próprio corpo produz quando necessária, como aquela obtida da dieta (pela alimentação ou pela suplementação alimentar) é a mesma Glutamina, não há nada de diferente.
Sabendo disso e entendendo que a Glutamina é um aminoácido não-essencial (pode ser produzida sozinha pelo nosso corpo), suplementos à base de Glutamina servem como uma complementação para a nossa nutrição, objetivando a presença abundante da Glutamina em nosso corpo, já que ela é o componente aminoácido mais abundante em nossos músculos. Para você ter uma ideia deste potencial, os músculos produzem 90% de toda a Glutamina existente em nosso corpo. A menos que você tenha uma alimentação perfeita, muitas vezes esses estoques de Glutamina podem se depletar, e é aí que os suplementos de Glutamina têm o seu maior potencial pois, como