questionario
PARTE A – PERGUNTAS BÁSICAS
Responda as questões:
1) Cite duas características do conhecimento conhecido por senso comum e duas características do conhecimento científico.
SENSO COMUM: Carácter empírico – o senso comum é um saber que deriva directamente da experiência quotidiana, não utilizando, por isso, uma elaboração racional dos dados recolhidos através dessa experiência.
Carácter acrítico – não necessitando de uma elaboração racional, o senso comum não procede a uma crítica dos seus elementos, é um conhecimento passivo, em que o indivíduo não se interroga sobre os dados da experiência, nem se preocupa com a possibilidade de existirem erros no seu conhecimento da realidade.
Senso científico: "A ciência exige o confronto da teoria com os dados empíricos, exige a verdade semântica, como um dos mecanismo utilizados para justificar a aceitabilidade de uma teoria. Esse fator, por si só, porém, não garante a objetividade do conhecimento científico. Apesar de a ciência trabalhar com dados, provas factuais, ela não fica isenta de erros na interpretação dessas provas. Por mais que se esforce, o cientista, o investigador, estará sendo sempre influenciado por uma ideologia, por uma visão de mundo, pela sua formação, pelos elementos culturais e pela época em que vive.
Ao contrário do senso comum, portanto, o conhecimento científico não aceita a opinião ou o sentimento de convicção como fundamento para justificar a aceitação de uma afirmação. Requer a possibilidade de testes experimentais e da avaliação de seus resultados poder ser feita de forma intersubjetiva.
2) Por que em ciência é preciso uma linguagem rigorosa?
Porque ela deve possuir capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer com segurança eventos futuros.
3) Etologia é uma ciência? Justifique com pelo