Miopia em Marketing
Theodore Levitt
Todo setor de atividade importante já foi em alguma ocasião um "setor de rápida expansão". Alguns setores que agora atravessam uma onda de entusiasmo expansionista estão, contudo, sob a ameaça da decadência. Outros, tidos como setores de rápida expansão em fase de amadurecimento, na realidade pararam de crescer. Em todos os casos, a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é porque o mercado está saturado. É porque houve uma falha administrativa.
Ao analisarmos os efeitos da Miopia em Marketing, principalmente no setor automobilístico, poderemos aprender como Detroit pode amargar os efeitos danosos de uma visão turva. Para entendermos melhor procuramos compreender a visão do processo de produção em massa. Aqui a indústria vê o produto seus custos de produção, a necessidade do vendedor se torna seu principal foco ao contabilizar seus custos e dificuldades em se produzir em um efeito cascata, o foco passa a ser a necessidade de obtenção de lucro. Detroit mesmo gastando milhões não conseguiu enxergar as necessidades dos clientes que em sua visão precisavam sempre de um modelo novo de seu produto a cada ano. Isso se deve ao fato de uma visão voltada ao produto. Bastando a eles melhorar somente o que já ofereciam sem perceber se era realmente isso que seus clientes queriam. Assim perderam mercado para seus concorrentes menores.
O melhor exemplo e mais brilhante que podemos mostrar seria o de Henry Ford. Ford chegou a uma conclusão fantástica ao buscar criar um produto que tivesse um bom preço de venda e assim poderia vender muito. Em sua busca precisou aperfeiçoar o processo de produção criando a linha de montagem e reduzindo custos e nesse aspecto ele sempre é e lembrado, mas ai está seu trunfo, pois sua necessidade de vender barato o levou a reduzir custos e agilizar o processo. Ele conseguiu focar sua atenção no cliente ele buscou reduzir o preço, ampliar as atividades e melhorar o produto.
O