perido antropologico
O trabalho que aqui apresentamos, é fruto de uma longa e exaustiva pesquisa dos conhecimentos adquiridos na cadeira de filosofia. Este trabalho retrata sobre o período antropológico ou damoral
Por volta do século V. AC. Começa o que podemos considerar como um novo período na história da filosofia, ao qual podemos chamar de período Socrático ou ANTROPOLÓGICO. Esse também é chamado deperíodo clássico da filosofia.
Podemos marcar o início desse período com a actuação dos Sofistas que estavam preocupados mais com a linguagem e a erudição do que com a explicação do mundo. Para ossofistas o importante era o bem falar e a arte de convencer o interlocutor.
As contendas políticas e os conflitos de opiniões favoreceram a acção desses professores ambulantes que consideravam nãohaver uma verdade única. Alguns comentadores da história da filosofia viram com maus olhos a actuação dos sofistas, principalmente devido a escritos de Platão que os considerava não filósofos, masmanipuladores do raciocínio sem amor pela verdade. Essa visão, entretanto, começa a ser revista, pois se percebe que os sofistas não eram os aproveitadores mencionados em alguns manuais, mas pessoas que seutilizaram, de forma pragmática, da filosofia.
Objectivos do Trabalho (Geral)
Este trabalho tem por objectivo apresentar, numa perspectiva de internacionalização, conhecimentos do períodoantropológico ou da moral Esta perspectiva inspira-se no contexto da mundialização dos conhecimentos filosóficos, da nossa época que permitiria aos estudantes utilizarem os mesmos utensílios, técnicas e métodos assim como os mesmos princípios de base, para lutar com as mesmas armas na competição a que se dedicam os filósofos.
Objectivos específicos
Este trabalho descreve um pouco sobre o período antropológico ou da moral no interior de uma abordagem global e estruturada.