questionario SUS
2-No segundo período classificado como Era Vargas, pois vai de 1930 a 1945 acontece toda a criação do arcabouço jurídico e material do sistema de proteção social no Brasil.
Com a Revolução de 1930 ocorre a reestruturação nos órgãos do Estado. São criados o Ministério da Educação e Saúde Pública e o Ministério do Trabalho, que cuidava da medicina previdenciária e saúde ocupacional, coexistindo com medicina privada, hospitais beneficente, filantrópicos (BRASIL, 2007).
Ainda uma época que valorizava a educação sanitária institucionalizando as campanhas de controle de doenças. O Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde realizavam campanhas sanitárias e programas especiais e mantinham serviços com centros de saúde, hospitais psiquiátricos, pronto-socorro.
Em 1933 surgiu a Previdência Social, atuando por meio dos Institutos de aposentadorias e Pensão (IAP) das diversas categorias profissionais, para trabalhador formal, surgindo assim a medicina previdenciária.
Em 1942 surge o Serviço Especial de Saúde Pública– SESP para assegurar condições sanitárias na amazônia para a produção da borracha, atendendo às indústrias bélicas. Cabe lembrar financiamento com recursos americanos e, em plena segunda guerra.
Na década de 1950 inicia-se no Brasil um novo processo de transformação caracterizado por um movimento de modernização do setor saúde, com aprofundamento do desenvolvimento capitalista, tendo como objetivo principal a plena realização da lógica de eficiência da produção de bens e serviços. O hospital assumiu a posição central na prestação dos serviços de saúde e no final da década de 50 definia-se como local de encontro das diversas especialidades médicas, como detentor da infra-estrutura e dos equipamentos necessários para a prestação dos serviços de saúde (BRASIL, 2007; BERTOLLI FILHO, 2008; VIANNA; LIMA, 2011).
Em 1953 o Ministério da Saúde incorpora os serviços de combate às endemias e, já, em 1956 foi criado o Departamento Nacional de