Questionário Filme Politicas Publicas do SUS
1- Como era a assistência medica no inicio do século 20 (1900)?
R- No inicio do século, o que mais se via nos noticiários, eram artigos sobre epidemias pelo país. A assistência medica era feita ou por médicos que cobravam pela consulta ou por instituições de caridade sustentadas pela Igreja e por doações. Não havia participação do Estado nessa assistência.
2- Como surgiu a preocupação com a saúde publica naquela época e quais os reais interesses?
R- O Estado focou a saúde publica próximo aos portos de Santos por conta dos estrangeiros que chegavam por lá para fechar grandes negócios. Tivemos também a greve operária, onde os trabalhadores lutavam pelo seu direito à ajuda médica. A partir da década de 20 algumas empresas passaram a oferecer a seus empregados assistência medica.
3- Por que surgiu a idéia de assistência medica e aposentadoria par os trabalhadores e quais os reais interesses?
R- Em 1918 tivemos uma grande epidemia de gripe espanhola onde o governo não fazia nada em relação a saúde no país. Em 1923 foi dado o direito ao trabalhador à consulta médica e aposentadoria. O estado tinha o interesse de arrecadar dinheiro do povo com a previdência e investir em industrias, pontes que facilitassem o comércio, ferrovias, privilégios no setor privado, menos na saúde publica.
4- Como é usado o dinheiro da saúde e por que a previdência faliu ou esta em constante déficit?
R- O dinheiro da saúde que deveria ser investido na saúde publica acaba sendo investido na saúde privada. A previdência entrou em crise por conta da má aplicação dos recursos, que acabavam sendo usados para benefícios políticos e pessoais do pessoal do governo.
5- Em que momento histórico surge a concepção do SUS? Através de quem? Quando foi criada oficialmente?
R- A concepção de um sistema único surge nos anos 1970 através de Vargas. Depois da 8° Conferencia Nacional da Saúde, através da constituição federal, o SUS foi