questionario química do solo
A ligação eletrostática é a principal ligação entre cátions e placas de argilas, que é caracterizado pelo cátion estar eletricamente atraído, mas não quimicamente ligados.
40 – Qual a influencia que um plaqueta de argila tem com os ânios?
Na superfície das argilas existem cargas positivas e negativas oriunda a substituição isomórfica dos elemento Si4+, Al+3, Fe+3 e Mg2+. Deste modo, quase sempre há predomínio de cargas negativas (-) nas placas de argila, que se repelem com os ânions (-).
41 – Qual é a diferença da atração eletrostática de uma plaqueta de argila sobre íons de Na+ e Ca+2?
Íons de Ca+2 tem maior poder de atração com as placas de argila, pois o íon apresenta dois elétrons disponíveis para realizar ligações. Já o Na+ apresenta somente um elétron, deste modo o Na+ realiza ligações mais facas com a argila em comparação com o Ca+2.
42 – Como a força de atração eletrostática muda qualitativamente com a distancia das placas de argila (2:1)?
A atração ou repulsão varia de acordo com o cátion que atua entre as placas de argila. Quando se tem cátions solvatados como Na+, Na+, Ca2+, onde o potencial iônico (PI) é abaixo de 2, há maiores distancias entre as placas de argila.
43 – Qual é o estado elétrico de uma plaqueta de argila seca a partir de uma solução do solo? O estado elétrico é neutro. Pois quando a fase mineral esta totalmente desprovida de solução (água) não existe reações químicas de íons com os minerais.
44- O que faz com que parte de uma dupla camada passe a ser difusa?
A formação de uma dupla camada difusa está associada inteiramente com as cargas das plaquetas de argila do solo. De modo que forma-se um campo magnético elétrico que afasta por repulsão a placa vizinha, provocando a dispersão entre as partículas. Esse fenômeno ocorre nas argilas do tipo 2:1.
45 – Por que ocorre o aumento da concentração de ânions com a distancia das