Comunicação e expressão
Lixo tóxico é todo lixo que provém de substâncias com propriedades químicas altamente nocivas ao meio ambiente. Pilhas e baterias são um exemplo de lixo tóxico, existem diferentes tipos de baterias que devem destinadas de diferentes maneiras, mas nenhuma delas deve ser jogadas no lixo tradicional. Elas devem ser destinadas a reciclagem, ou devolvidas ao local da compra. Parte dos brasileiros não possuem hábitos corretos relacionados ao lixo tóxico, porque a maioria deles os joga no lixo tradicional e não encaminham para a reciclagem e nem os devolvem ao local da compra. Normalmente o lixo tóxico é descartado em lixões, e poucos em aterros sanitários. Os aterros sanitários contém uma grossa de gesso sobre o solo e por conta disso o lixo não contamina o solo, e o chorume é coletado através de tubos, mas esse serviço sai muito caro. Então o correto é a reciclagem, normalmente as pilhas e baterias são transformados em verniz para piso. A importância da reciclagem é que a quantidade de lixo tóxico diminui, e com isso há menos poluição.
1.1 Formulação do problema
A questão do lixo tóxico é que partes das pessoas o colocam junto com o lixo comum. Sendo eles descartados de maneira incorreta, ou seja, em lixões ao ar livre contaminando o solo, e quando são descartados em aterros sanitários acabam contaminando os lençóis freáticos e cursos d’ água, estendendo a contaminação para a fauna e a flora das regiões próximas. Através da cadeia alimentar esses metais (pilhas e baterias) chegam aos seres humanos, e o pior, de uma forma acumulada.
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral * Conscientizar as pessoas sobre o problema do lixo tóxico.
1.2.2 Objetivos Específicos * Preservar o meio ambiente das agressões causadas pelo lixo tóxico. * Realizar um diagnóstico com os alunos do Complexo Educacional Dom Bosco sobre o problema do lixo tóxico.
1.3 Hipóteses
Sensibilizando as pessoas sobre o problema do lixo tóxico, sendo que ele também pode ser