questionario direito romano
QUESTIONÁRIO SOBRE DIREITO ROMANO .
33- Quem eram os plebeus?
R: maioria da população, comerciantes, agricultores, pastores e artesãos. Eram basicamente homens livres, e dentre estes tinha os Clientes, que viviam com os patrícios em troca da disposição de trabalho, principalmente nos ramos administrativo e militar.
42- O que eram os “penates”?
R: Espíritos dos antepassados, que os romanos rendiam culto dentro de casa.
47- Porque existem apenas poucos fragmentos do “Jus Civile”?
R: Por que muitos consideravam a forma escrita um perigo para a educação e para a boa formação intelectual para os jovens, pois consideravam que as letras dispensavam o exercício da memória.
56- Quando se deu o fim da Monarquia?
R: Em 509 a.C.
58- Quem eram os Cônsules?
R: Magistrado patricios substituído do rei, dois deles com iguais poderes, herdando os direitos antes pertencentes ao rei. Eram eleitos pela Assembléia Centurial pelo período de um ano propunham leis e presidiam o Senado e as Assembléias.
72- Quais são as fontes do Direito no Baixo Império?
R: A única fonte era as Constituições Imperiais nesse período agora chamadas de leges.
74- O que é Direito Objetivo e qual a sua finalidade?
R: Preceito hipotético e abstrato, regulamentavam o comportamento humano na sociedade e cuja característica essencial é a força coercitiva que a própria sociedade lhe atribui. Classificado de Ius Civile, também chamado de ius Quiritium, destinava-se exclusivamente aos cidadãos de Roma. E Ius Gentium eram normas consideradas comuns a todos os povos e por isso aplicáveis não só aos cidadãos romanos, mas também aos estrangeiros.
80- Cite outras causas restritivas da capacidade de se exercer o Direito.
R: As mulheres não tinham capacidade para direitos públicos e sofriam restrições no âmbito do direito privado também. A religião também podia ser fator que concorresse para