QUESTION RIO DE REVIS O CI NCIA POLITICA
CIÊNCIA POLITICA
1ª UNIDADE
1ª Quais as formas de legitimação do poder político em Max Weber?
Resposta: O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas:
O poder Carismático - a legitimidade remetia a uma transcendência, era um princípio com o qual o líder mantinha uma relação privilegiada. O líder carismático detinha sozinho a autoridade, seus fiéis não podiam receber senão delegações excepcionais, como no bonapartismo (o governante quer ser um ditador, mas busca construir uma imagem carismática de um representante popular.). Tal dominação era, via de regra, por sua própria natureza, privada de violência excessiva e se estabelecia por difusão.
O poder Tradicional – a legitimidade se encontrava fundada no peso do passado e em sua aceitação, o qual ditava as regras particulares. Os titulares da autoridade deviam obediência pessoal a seus superiores. O poder deles era arbitrário como nas monarquias absolutas. Os deveres dos dominados foram determinados pela fidelidade do servidor.
O poder Racional – era fundada num corpo de regra legais, de caráter geral. Os titulares da autoridade estavam limitados a uma esfera definida de competência.
O poder era estabelecido pelos direitos nos Estados burocráticos. Afirmava que ele era o poder na verdade, ou seja, o poder que garantia a munição da verdade, estendendo-se a essa, ao mesmo tempo, como reflexão da verdade e como estipulação da ação coletiva e individual justa e eficiente, garantindo a todos a liberdade e igualdade máximas. A racionalidade a que se apelava era compreendida na perspectiva positiva que lhe fora atribuída pelo desenvolvimento das ciências, ou seja, cálculos dos afins e da conexão dos fins e dos meios.
2ª Quais as formas puras e impuras de governo segundo Aristóteles?
Resposta:
PURAS
Monarquia – governo de um só em benefício de todos
Aristocracia - governo dos melhores, em benefício de todos.
Politéia ou Democracia no sentido ideal – governo de todos em prol de