questao social
célia regina
QUESTÃO SOCIAL
Itu
2013
CÉLIA REGINA GOMES RODRIGUES
QUESTAO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Ética, Politica e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Politica e Economica do Brasil, FHTM do Serviço Social I].
Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Roseane Malvezzi
Itu
2013
Sumário
1. Introdução ................................................................................................. 04
2. Desigualdade social na questão dos afrodescendentes ......................05
3. Conclusão ................................................................................................. 07 Referências .................................................................................................... 08
1. INTRODUÇÃO
Os problemas que atingem nossas vidas, de seqüestros a desempregos, de secas a violência, são encarados como questões sociais.Uma coisa sempre leva a outra e desta a mais outra e a situação sempre piora.
A preocupação está quando ultrapassam níveis considerados normais, ou que são controláveis pelo governo, que esteve e está nas mãos das elites políticas e econômicas.
A questão social desde seu principio é encarada pela própria população como responsabilidade somente do governo. Por outro lado os problemas sociais passaram a ser encarados como consequencia da carência de recursos materiais e intelectuais, assim como a pobreza. Esta, por sua vez, vista como causa individual e de responsabilidade de cada um.
Esses fenômenos sociais são tidos como éticos e morais, relacionado a ordem social do governante que está no poder. Muitas experiências foram feitas por governos locais no sentido de combater os problemas sociais. Mas ao inves de ajudar causam em muitas pessoas a acomodação diante da