questao social
1 INTRODUÇÃO
Este presente trabalho expõe a respeito dos processos de planejamento na construção das políticas sociais no Brasil tendo foco principal um contexto histórico de planejamento das políticas sociais.
A questão foi formada em volta das modificações econômicas, políticas e sociais .
Almejo abordar o tema da questão no Brasil vista do ângulo de sua vinculação com a democracia e os direitos dela decorrentes, com evidência nos direitos econômicos e sociais, percebidos como direitos humanos fundamentais.
Destacar os processos de planejamento do Estado Brasileiros.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 As refrações da questão social no passado extrapolando no contxto da atualidade
A fundamental consideração de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social nasceu no século XIX, na Europa, e começou para determinar a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que permaneciam em pobreza crescente.
O procedimento de urbanização e industrialização ofereceu ascendência ao empobrecimento da classe operária, e acabou por conscientiza-los das condições em que trabalhavam, onde a questão social completou abrangendo contornos problemáticos, em característico para a sociedade burguesa, que questionou à implementação de políticas sociais.
A contemporânea questão social refere-se à acrescentamento do trabalho na sociedade capitalista principiando pela deterioração do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas camadas e postos de trabalho, e isso acontece quando o estado advém a se retirar do campo social com cortes, privatizações e etc.
A questão social é muito acoplada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de perpetrar programas e projetos para