questao indigena
Este trabalho visa a exposição sobre as divergências das terras indígenas hoje no territorio nacional, detalhando a situação completa dos índios, quanto suas terras e seus costumes. Expondo assim as diferentes formas das tribos e seus dados aplicados pela agência competente fundação nacional do índio (FUNAI). A respeito de suas propriedades hoje na Amazónia legal e nos demais territorios nascionais.
Aonde ainda hoje existe diversas tribos que ainda são "virgens" ou seja intocáveis pela civilização externa, preservando grandes traços da nossa antiga cultura, que se tornam muito importantes para a nossa historia, aonde os índios são os primeiros e legítimos brasileiros.
Esse trabalho expõem tanto a de forma de pesquisas sobre o assunto para detalhar certos dados, como baseados no documentario “muita terra para pouco índio" aonde retrata certos problemas que os índios enfrentam hoje, ameaçando suas terras e sua cultura.
Os índios hoje sofrem por causa da grande cultura externa, e a grande maquina do setor económico, aonde os setoroes madeireiro, agropecuaristas, minas e energia, acabam ameaçando mais ainda os limites territoriais indígenas, criando conflitos entre as partes. De acordo com a questão “Qual a diferença entre a situação das terras indígenas na Amazónia legal e no restante do territorio nacional?” o trabalho se baseia nessa questão, aonde viso explanar em detalhes, primeiro a situação por dados oficiais, tentando assim expor da forma mais clara possível a situação abordada, e também através do vídeo solicitado, para conclusão do trabalho.
Qual a diferença entre a situação das terras indigenas na Amazonia legal e no restante do territorio nacional?
Na Amazônia existe diversos povos indigenos, sendo assim dividida em 6 troncos lingüisticos: Tupi, Karib, Tukano, Jê, Pano e Aruaque.cujos povos, dizimados desde os tempos coloniais pelas guerras, doenças, colonização cultural e religiosa, e