Questao coimbã
Vegetação Catarinense
Santa Maria, 2012
Djenifer Andreatta
Vegetação catarinense
Trabalho para a disciplina de Geografia da terceira serie do Ensino Médio da escola de Educação Básica Tercílio Longo
Santa Maria,2012
Sumario
1. Tipos originais da vegetação e característica especifica.... 1 2. Causadores da degradação do tipo de vegetação.............. 4 3. Situação atual.......................................................... ............ 5
1. Introdução
Neste trabalho será abordado e seguinte assunto: Vegetação catarinense, onde apresentarei particularidades de cada tipo de vegetação buscando saber como ela se apresenta hoje suas características e quem causou a degradação dessas.
2. Vegetação Catarinense
Tipos de vegetação * Mata Atlântica
Encontra-se nas planícies e nas serras da costa catarinense, em ambientes úmidos e com baixa amplitude térmica. Tendo boas condições de desenvolvimento a floresta apresenta uma estrutura particular, cheia de vida e formas com um elevado contingente de espécies endêmicas.
As canelas, os guamirins, a bicuíba, a peroba- vermelha, o cedro, o pau d’óleo, a figueira, o olandi, o palmiteiro, e outras espécies de arvores, arvoretas, arbustos, palmeiras, ervas epífitas e lianas compõem as suas comunidades vegetais.
* Mata de Araucária
Atravessa as serras costeiras para o interior, penetra-se no planalto catarinense, de clima mais ameno, aonde vemos a coexistência das florestas tropicais e temperadas, compondo a floresta de araucária.
Ela apresenta um grande valos paisagístico mais não apresenta valor econômico, pois hoje esta espécie como outras de origem tropical, estão desaparecendo por causa da expansão da fronteira agrícola e da exploração da madeira.
Num ambiente de preservação é possível ver as canelas, a imbuia, os camboatás, da sapopema, da erva-mate, da bracatinga e tantas outras arbóreas, arbustivas